domingo, 22 de maio de 2011

Liberdade? Não obrigada.


    Ser livre, o que é? É interessante, passo a vida a questionar me de tudo e mais alguma coisa. Tudo o que existe é razão para se transformar numa questão, muito bem alguém me sabe dizer o que é ser-se livre?

     A meu ver, a liberdade é impossível de alcançar, temos constantemente um limite, em tudo. As regras impõem limites, tudo tem limite, e limite é o contrário de liberdade.

  Muito bem, a liberdade tem os seus lados positivos e negativos, diferentes pontos de vista, uma pessoa demasiado negativa vê a liberdade como uma ausência de submissão ou determinação, as mentes positivas vêm a liberdade como uma independência do ser humano, autonomia. 

  Muitos pensam que ao terem certas atitudes estão a ser livres, ERRADO! O ser humano é incapaz de ser livre, pois ao sermos livres é como se estivéssemos perdidos no meio do nada, é como se não existíssemos. Por momentos tentei imaginar o que era ser livre, arrepiei me… Pensem comigo, o primeiro passo para a liberdade seria sermos independentes.

   Tenho 18 anos, poderia ser independente não é? Não, pois ser independente é ter a minha própria casa, o meu emprego, pagar as minhas próprias despesas certas? Mas mesmo assim, eu não seria independente pois dependeria do dinheiro que iria ganhar para me suster! E se não trabalhasse? Até poderia viver numa casa abandonada, mas como me iria alimentar sem dinheiro? Chegaria a um certo ponto que o meu corpo impusesse um limite e imploraria por comida. Como poderia ser livre quando o meu próprio corpo não é?

 Não, percebi que não seria por aí que podia chegar a liberdade, e comecei a imaginar outra situação. Imaginei que estivesse no deserto, no meio do nada, sem planos, sem projectos, sem objectivos, sem preocupações. Admito que a ultima parte até me agradou, mas será que iria sentir me feliz? Sem um objectivo para lutar? Sem algo para me manter viva?

E percebi que não quero ser livre, talvez por ser uma pessoa demasiado negativa, estou contente por ser livre de expressar aquilo que penso, aquilo que sinto, estou contente por  ter a liberdade de lutar pelo que quero, estou contente por ter a liberdade de criar objectivos na vida, estou contente por criar razões para existir.


Liberdade? Não obrigada.

Sem comentários:

Enviar um comentário